Aos Amigos

Sejam bem vindos fiquem a vontade, o conteúdo aqui está livre para ser divulgado e distribuído por todos os meios possiveis

Por você e para você.

Bem vindo(a), espero que esta ferramenta sirva de instrumento de Deus para edificar sua alma e peço que deixe seus comentários.

um abração e
a Paz do Cristo de Deus.

terça-feira, 16 de março de 2010

E QUANDO É O INVERSO? João 13

1 Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.
2 Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Jesus,
3 sabendo este que o Pai tudo confiara às suas mãos, e que ele viera de Deus, e voltava para Deus,
4 levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela.
5 Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
6 Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim?
7 Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois.
8 Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo.
9 Então, Pedro lhe pediu: Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça.
10 Declarou-lhe Jesus: Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés; quanto ao mais, está todo limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos.
11 Pois ele sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: Nem todos estais limpos.
12 Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos fiz?
13 Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou.
14 Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.
15 Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
16 Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou.
17 Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.

O que você faria se soubesse que morreria amanhã? O que você falaria para as pessoas que te cercam se soubesse que aquelas seriam suas últimas palavras? Quais seriam seus atos se soubesse que seriam seus últimos gestos? Se você fosse um pregador, qual seria o seu último sermão? Essa era exatamente a condição de Jesus. Diz a Bíblia que “sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai...”

Não sei quais suas respostas aos questionamentos, mas vemos O Mestre, nos seus últimos momentos, mais uma vez, se movendo no sentido de dá aos seus discípulos uma grande lição. Ele que antes da encarnação, envolvia e enchia todas as coisas, agora se cerca de uma toalha, cingi-se, os discípulos o observam. Ele prossegue, acostumado a ter todas as águas dos mares na concha de suas mãos, toma uma pequena bacia a enche de água e se agacha. O que vai fazer o mestre? Devia ser o sussurro dos discípulos – Fico imaginando aquelas mãos acostumadas a fazer montanhas, por um instante se dão a lavar dedões, ouso afirmar que o faz com muito mais prazer e objetivando um propósito muito mais glorioso.

Mas o que Pedro pensava, enquanto todos se admiravam, e curtiam o momento mesmo sem entender plenamente?

É possível que seu senso critico fitasse a sujeira dos pés de seus colegas e o levasse a pensar: Como eles são capazes de permitir que o Mestre desça tão baixo? Será que foi isso o que o fez rejeitar que o divino Mestre o lavasse os pés?

Pedro esqueceu-se que Ele sempre desceu para se relacionar com o Homem e desde dantes da existência do primeiro homem em um momento bem remoto, Ele desceu e se agachou, enfiou suas mãos na argila e passou a modelar o corpo do homem, feito a escultura, se curvou bem mais ainda, aproximando seu rosto da criatura inerte, soprou-lhe nas narinas frias e a criatura inanimada tornou-se gente, alma vivente. Fica então. estabelecido um princípio: Na relação Deus e homem, Deus sempre descerá.

Vamos lembrar outros momentos: é claro que Ele nunca desceu tão baixo, como quando se fez homem, servo, e se submeteu a morte de cruz. Podemos dizer que esta descida era visando o coletivo, toda a humanidade, mas antes da morte ele desceu por indivíduos em particular: Desceu (se agachou), para produzir lodo de saliva e terra, e assim fazer os olhos de um cego de nascença e agora, no texto em apreço, desce pretendendo lavar os pés de homens que são seus seguidores e precisam aprender sobre humildade. Esta é a principal lição para aqueles homens. Jesus mesmo diz: “eu vos dei exemplo”.

Vejamos o seguinte:

Exemplo de amor, amor que perdura até o fim (v1), você pode acreditar, Ele amou Judas até o fim. Porque tinha Judas como amigo, e na verdade, só um amigo poderá trair. Ninguém dará exemplo de amor, sem amar até o fim, sem acepção e sem considerar circunstancia.

Exemplo de se despir de suas vestes (v4), ao tirar sua indumentária de Mestre, lhe sobram as vestes de servo, se faz servo. Nenhum líder dará exemplo de humildade sem se despir de suas vestes, sem servir os servos.

Exemplo prático. Ensinar através do exemplo não é a melhor maneira de influenciar as pessoas e inculcar fortemente os princípios ensinados. É a única.. “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (v. 15). A atitude de Jesus é apenas um exemplo. Cabe a nós perpetuarmos os seus ensinamentos.

Porém, voltemo-nos ao Pedro. Vejamos seu comportamento e como ele provoca alguns questionamentos que podem nos trazer uma série de outros ensinamentos.

Teria Pedro um sentimento de excesso de indignidade, que o fazia se sentir indigno de ter os pés lavados pelo Mestre? Sua recusa era uma reprimenda aos seus colegas? Tinha Ele um cuidado, ou zelo ignorante para com o Mestre, que o fazia valorizar mais a vida do Mestre do que a missão do Mestre? Ele, a cerca disso já havia sido advertido em cesárea de filipos (Mt 16.17).

Após a asserção de Jesus, que alegou que se não lavasse os seus pés, Pedro não teria parte com o Ele, Pedro, então se mostrou tão sujo que sentia-se necessitado de lavar pés (relacionado ao caminho por onde se anda), mãos (relacionado as atividades) e Cabeça (relacionado aos pensamentos que se tenha)? Jesus assegurou que ele precisava lavar somente os pés, pois já havia se lavado pelos ensinos do Mestre.

A despeito, do que supostamente pensava o aprendiz Pedro, a postagem questiona:

E quando é o inverso?

Quando determinado seguidor, a exemplo de Judas, precisa lavar seus pés, suas mãos e cabeça, e só expõe os pés?

AH! Isso também é pertinente.

Um abraço!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário