Aos Amigos

Sejam bem vindos fiquem a vontade, o conteúdo aqui está livre para ser divulgado e distribuído por todos os meios possiveis

Por você e para você.

Bem vindo(a), espero que esta ferramenta sirva de instrumento de Deus para edificar sua alma e peço que deixe seus comentários.

um abração e
a Paz do Cristo de Deus.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O que nos falta mais, ARREPENDIMENTO OU PERDÃO?

Parece ser coerente afirmar que não pode haver perdão, sem o arrependimento, contudo é possivel se ter arrependimento e não se encontrar o real perdão.

Hoje é comun nos depararmos com pessoas que alimentam alguma raiz de amargura, outras que carregam o fardo da culpa.
Isso se deve a falta de ensino a respeito da necessidade de se perdoar, e isto gera uma visão deturpada do que vem a ser o perdão.
O perdão não é um toque mágico que provoque aminésia, ou uma borracha que apague o fato da história, antes o perdão faz com que o efeito da lembrança deixe de causar dor na alma do perduador, promovendo paz interior e devolver ao ofensor o sentimento de reconciliação e confiabilidade.
Jesus nos advertiu quanto ao dever de nos perdoarmos uns aos outros. Falta se dizer nos púlpitos que hão de ser lançados no lago de fogo, individuos que, embora tendo seus pecados (dívidas) perdoados, não perdoaram os que lhes pediam perdão de suas faltas (Mt 18:23-35).

A palavra “perdoar” é derivada do latim per mais donare . Per significa “com intensidade”, dando a ideia de  plenitude ou profundidade (como em perdurar, perseguir, perfazer, ou perpassar). Donare, por sua vez, é o mesmo que “doar” "enregar", "devolver". Portanto, perdoar poderia ser traduzido não só como , desculpar, mas também como “doar intensa e totalmente”.
No caso, abrir mão, gratuitamente, do motivo da dívida. Pode  ser compreendido como “dar liberal e totalmente” o objeto da dívida a quem deve. Significa dizer que não existe meio perdão ou perdão que guarda mágoas. Porque, se perdôo, não me sobra nada para exigir depois, ou usar como justificativa para acusar a outra parte. Mas compreender o perdão é fácil. Difícil é aplicá-lo.
Em grego a DEFINIÇÃO de PERDÃO é seguinte:
  • Aphiemi (Perdão) = Perdão deívidas Mt 6.12 Perdão de Pecados Mt 9.2,5,6, Libertação, deixar ir, mandar embora. 
  • Charizomai (Perdão)= Atribui um favor incondicionalmente. Ato de Perdão divino e humano Ef 4.32; Lc 7.42-43 
  • Apoluo = Libertar ou liberar – Lc 13.12; Mt 18.27
 Perdoar não é só dizer: "eu te perdoou!" ou "estais perdoado!", Jesus disse que isto é fácil (Mc 2. 3,ss).
Estamos vendo uma crescente onda de desrespeito ao arrependimento, e isso é grave, muito grave.

O ocorrido com Pedro demonstra muito bem a postura de tratamento à que se srrepende e busca arrependimento.

Jo 21:17
Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu- se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu- lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.

O último contato entre Pedro e o Cristo fora logo após o canto do galo - A preidição se cumpriu cabalmente, Ele (o Senhor) estava correto, quando falou daquele que antes se demonstrara um discipulo superior aos demais, não passava de um covarde - antes do galo cantar, Pedro negara três vezes ser conhecedor do Cristo; e quando o galo cantou os olhares de Pedro e do Cristo se encontraram... Nada mais restava a Pedro, senão sair para chorar, a angustia, proviniente do reconhecimento de sua fraqueza , e de sua culpa, lhe acompanhou por muito tempo.
No domingo da ressurreição, as mulheres foram ao túmulo para embalsamar o corpo de Jesus, encontraram o Anjo, que, após comunicar a ressurreição do Cristo, transmitiu-lhes a missão de comunicar aos discípulos e a Pedro, que o Cristo os encontraria na Galiléia. Pedro tentou encontrá-lo nauqe mesmo isntante, não conseguiu, mas sentiu no detalhe do recado que destacou seu nome que Jesus sinalizava que desejava tê-lo de volta, não havia desistido dele!

Galiléia dos gentios... Jesus reencontra Pedro. após milagres e banquete, começa um tão desejado diálogo inusitado que não surpreende pelo constrangimento natural, mas pelo conteúdo.

Jesus tem a conversa esperada com seu aluno renegado, mas, para surpresa geral e particular, não toca no assunto. Não inquire sobre os motivos de tal abjeto ato, que, ademais, lhe havia sido avisado com antecedência; não questiona o porquê de não ter pedido ajuda quando teve oportunidade, nem pronuncia o temerário: "eu não lhe disse?".

Jesus, o Cristo, respeita o arrependimento de Pedro. O Messias quer, apenas, saber se a base para a retomada de qualquer relacionamento continua presente no coração do aprendiz. Se Pedro ainda o amava.

O perdão deve ser dado de tal forma que o ser perdoado sinta tristeza pelo pecado, por reconhecer que mesmo amando e sendo amado deu lugar ao egoísmo.

Arrepender-se é voltar consternado ao amor que, abandonar leva à perda do sentido da existência.  que adimite que nada na vida dá certo, sem o recebimento de mais uma chance. Esse retorno tem de ser respeitado!

Nada mais angustiante do que o desrespeito ao arrependido. Nada mais terrível do que erro já confessado continuar a ser o assunto de rodas de pretensos irmãos. Nada mais aviltante do que pessoas a quem foi pedido perdão, principalmente, se líderes e mentores, ficarem a espalhar o que lhes foi dito no lugar sagrado da confissão.

A condicão indispensável para se sustentar a sinceridade do perdão ou do amor é o respeito ao arrependimento. 
Logo, o respeito ao arrependido. A maneira de respeitar o arrependido é o silêncio que dá lugar ao amor. O arrependimento é fruto de dor que o perdão deveria consolar. Até se pedir perdão. comumente o ofensor já padeceu horrores.

Jesus acreditou em Pedro e lhe devolveu a honra, devolveu-lhe as chaves do Reino. O Cristo sempre faz assim quando perdoa! Nada daquele covarde exprerssão:"estais queimado!"

E o surpreendente, tendo como base o cristão moderno, é que os demais apóstolos nunca questionaram o ato do Cristo. Ninguém saiu a contestar Pedro, ou a reinvidicar para si as chaves pelo Senhor devolvidas. Ninguém nunca mais tocou no assunto. 
Não há pecado onde Deus não imputa pecado. 
O arrependimento tem de ser respeitado. 
Pedro voltou a ser digno de confiança como o deve ser quem quer que tenha se arrependido.

Mas é bom que eu conclua com a seguinte assertiva:
Tanto o pedir perdão, como o perdoar e o respeitar o arrependimento e o perdão concedido, são coisas do amor e da humildade! 
Ah, e essas virtudes no tempo presente, você sabe ...............

Um comentário:

  1. Meu pastor, antes de tudo quero lhe parabenizar pela autoridade na escrita, sobretudo pela exposição da verdade acima. De fato, o ensino sobre o perdão tem sido deturpado senão excluido pela liderança, e isso faz com que tenhamos cristãos deformados, em virtude de não liberar ou aceitar o perdão. Por esta razão, em carater de premencia, se faz necessário conscientizar a turba evangélica de que liberar o perdão, acreditar e respeitar o arrependimento de outrem, bem como o ato de pedir perdão, fazem parte das exigencias cristãs de fraternidade,isto é, amor, que por sua vez é a força motriz da maturidade.

    ResponderExcluir