Aos Amigos

Sejam bem vindos fiquem a vontade, o conteúdo aqui está livre para ser divulgado e distribuído por todos os meios possiveis

Por você e para você.

Bem vindo(a), espero que esta ferramenta sirva de instrumento de Deus para edificar sua alma e peço que deixe seus comentários.

um abração e
a Paz do Cristo de Deus.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

PASTORTO, APOSTÔLO, BÍCHOPUS, PROFESTA, EUVEJOALISTA? Quem os deu a Igreja?

E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outroscomo evangelistas, e outros como pastores e mestres,

tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo;
para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro;
antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor. (Ef. 4. 11-16).

Não abordarei, não agora, os tópicos que me vem a cabeça ao ler este texto, mas vou mencioná-los, são eles:
1.O MINISTÉRIOS É UMA CONCESSÃO (um presente) DE JESUS A IGREJA! enquanto escrevo lembro que ele nos chamou a atenção, para o fato de que nós, sendo maus, sabemos dá boas dádivas aos nossos filhos, e assegurou que muito mais o nosso Deus, e por certo isso se aplica também a Ele, que só nos dárá só coisas boas. considerando isto o que dizer do corpo ministerial dos dias de hj? São bons? qm nos deu?
2.OS PRÓPOSITOS OU INTENÇÕES DE JESUS AO FAZER ESTA CONCESSÃO! meu senso crítico se manifesta: Está sendo feito o que Jesus pretendeu? seu intento está sendo priorizado? há uma prioridade com o bem está do seu corpo (A Igreja, sua noiva)? ou o que se vê é edificadoores de casa própria, pastores do próprio ventre?


Como falei, naõ abordarei agora sobre estas questões, me votarei para o méríto do Ministerio Eclesial, apontarei a agressão, que penso, estão fazendo aos princípios éticos cristão, relacionados a escolha de obreiros, para tanto vejamos o que o diz: I Tm 3. 1-7


       Esta afirmação é digna de confiança: Se alguém deseja ser bispo deseja uma nobre função.
       É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, moderado, sensato, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar;
não deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro.
Ele deve governar bem sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade.
Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus?
Não pode ser recém-convertido, para que não se ensoberbeça e caia na mesma condenação em que caiu o Diabo.
Também deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada do Diabo.


Vamos lá para as “leis do Ministério Eclesial” Matéria da ética Ministerial.

Oque eles não podem :


1- Não pode ser divorciado e casados novamente
2- Não pode ser bebum, apegado ao vinho.
3- Não pode ser violento.
4- Não apegado ao dinheiro. Qual significado da palavra apego?
              Apego: s.m. Sentimento de afeição, de simpatia por alguém ou alguma coisa, ter por prioridade, em preferência. Tedência, ligação, dedicação, afeição, inclinação, amor e etc. 
5- Não pode ter sua casa dividida os filhos devem ser sujeitos aos pais. Primeiro administre bem seu lar para depois administrar a igreja de Deus
6- Não pode ser recém convertido, para não se envaidecer. “Vaidade tudo é vaidade”
7- Deve ter boa reputação na sociedade.


Oque eles devem ser:


1-Moderado:
             O Dicionário Aurélio define moderado como: adj. Que age com moderação, sem exagero; comedido; prudente. Quantos exageros temos presenciados, por conta duma sede desvairada pela vitória, pela fama, pelo sucesso e pela properidade o que temos visto?
             Na mentalidade de muitos líderes o que é um ministério prospero?
É o arrebatar das multidões. A produção frenética do êxtase. O ecoar ensurdecedor dos aplausos e gritos de "aleluia" e "glória a Deus". É a milagromania sedutora. É o acúmulo da bajulação. A agenda tão lotada que sacrifica o espaço sagrado da convivência familiar. É o palco e suas luzes. A exposição repititiva da mídia. A escravização do retorno. É a enfermidade da visibilidade. É o accesso franco ao governo. é o poder politico.


Não seria mais fácil lembrar qual o Propósito de Jesus para o Ministério?




2- Sensato:


Adj. Que tem bom senso. / Prudente, ajuizado, circunspecto, avisado: agir como homem sensato. / Regrado em seus hábitos e conduta.
3- Moderado,


4- Sensato


5- Respeitável


6- Hospitaleiro


7- Educador. (apto para ensinar), Mestre


8-Amável


9-Pacífico


10-Também deve ter boa reputação perante os de fora, aque isso nos remete?


Como uma pessoa que não tem boa reputação perante a sociedade quer líderar a igreja do Mestre?


Como Novos convertidos, tem se tornado através da mídia, um referencial para nossa juventude.


Se tiver feito parte da mídia televisiva então com uma semana já esta pregando, pastores que são aproveitadores que muitas das vezes pegam essas pessoas e fazem deles seu garotos propagandas, fazendo seu marketing ministerial em cima desses irmãos ressem convertidos, que na grande maioria das vezes não tem nem noção do que está acontecendo com eles.


Como caloteiros, ladrões e avarentos querem falar sobre fidelidade nos dízimos e nas ofertas?


Quem é reponsavel por essa decadência Ministerial?
Se Jesus não nos dá coisas ruins, quem nos deu esses Líderes?
Não tenho dúvida que o pecado, a causa está no fato de que os critérios estão sendo ignorados, dando lugar a motivos escusos. Lembremo-nos de como deve ser aquele que deseja o epscopado.


Acredito que os apóstolos utilizaram o mesmo criterio de escolha quando tiveram que escolher o substituto de Judas Iscariote. Correto?


Vamos ao texto de AT 1. 21 a 23.


Portanto, é necessário que escolhamos um dos homens que estiveram conosco durante todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu entre nós,
desde o batismo de João até o dia em que Jesus foi elevado dentre nós às alturas. É preciso que um deles seja conosco testemunha de sua ressurreição."
Então indicaram dois nomes: José, chamado Barsabás, também conhecido como Justo, e Matias.


O interessante que o texto enfatiza muito bem que tanto José quanto Matias estiveram com os apóstolos e com Jesus aprendendo e andando com E'le, sairam do meio deles estiveram aprendendo com o Messias o tempo que esteve entre eles.


É a mesma coisa que vemos hoje?


O ter, vale mais que o ser, na observação de quem escolhe.


Em suma, esta postagem é de alguem que está estremamente decepcionado com o sistema que se instalou na Igreja de Deus, mas não dexei de crer que os que são de Deus, nãotem amizade com o mundo.


Enquato postava tentei lebrar dos bons líderes e dos maus líderes de nosso tempo e o resultado? prefiro não comentar.


Faça o mesmo, Deus ajude que o resultado de sua listagem seja mais motivador?


UM ABRAÇO.

3 comentários:

  1. Nossa! Agudo, muito agudo... Estamos diante de dias vizinhos do último mesmo! Creio que o mais difícil seja engolir a seco as motivações que justificam tal desapego a critérios genuinamente, ortodoxamente, "cristianisticamente" bíblicos. Mas aqui cabe algo, não é de hoje que a desvalorização da educação bíblica pautada em padrões apologéticos e cristocêntricos está sendo paulatinamente colocada como necessidade secundária para a vida da "igreja". Não é de hoje ser comum a "igreja" cantar entusiasmada que "oração é alimento" e PONTO. Temos percebido de maneira ampliada uma total e plena 'des'preocupação da cúpula de algumas igrejas com a saúde de suas Escolas Bíblicas. Lembro de uma época que o relatório realmente fazia parte da liturgia e havia reverência no momento de sua leitura, e, além disso, tínhamos o feedback de como esse trabalho estava evoluindo em nossas congregações. Hoje em dia, tal qual o post diz, temos nos deparado com líderes (nos mais variados níveis ministeriais) que sequer dão as caras uma única vez ao ano na EBD, mas não abre mão de "pseudoutrinar" sua congregação às terças, sextas, domingos e feriados, sempre que possível.

    Fato é que a tragédia já está feita. Os critérios há muito tem demonstrado que nosso presenteador está muito diferente (termo usado, pois estou com um pouco de fadiga), pois em outras épocas tudo no presente era aproveitável. Hoje em dia, não é difícil questionar nem a embalagem. Conteúdo então? ixeeeeee

    Como exigir critério de quem foi feito sem eles?

    Talvez baste apenas a 'sobrenaturologia', a 'miraculogia', ou ser um bom marcador de reuniões em agenda, ou quem sabe um tapinha no ombro, uma piadinha bem trabalhada e por aê vai... Especulações a respeito não faltariam... Infelizmente, fatos concretos (e, bizarros, diga-se de passagem) também não.

    Esperança, Esperança, Esperança...

    Quem sabe um dia!

    Me veio a história do suor:
    -Se Deus quiser...

    PS: Parece que cutucaram o leão! Vejo resquícios do homem que conheciam e vi mudar. Confesso que sentia um pouco de saudade. Mas prefiro o leão (ou o pitbul, como queira) domado. Penso que o sofrimento talvez seja menor... TALVEZ!

    ResponderExcluir
  2. Depois dessa, soh posso assinar embaixo mesmo...

    Que Deus o abençoe mais e mais, Pr. querido.

    ResponderExcluir
  3. UFA!
    que post,e o depois?
    infelizmente é indecoroso o que acontece em nossas igrejas,e não dá mais pra fingir que tudo está normal é a palavra de Deus se cumprindo,é o homem buscando os seus próprios interesses, e as pessoas continuam na mesmice,não buscam informação onde é devido e ficam quase que sempre desinformado,e automaticamente é presa fácil para líderes aproveitadores. mas devo salientar que existe uma igreja firme marchando e que jamais vai se acovarda mediante esta situação,por isso louvo a Deus pela sua vida, e continue postando temas que nos disperte nestes ultimos dias.

    ResponderExcluir